domingo, 19 de dezembro de 2010

ÉTICA

                     
      A sociedade não é composta por um ser humano  apenas, mas de inúmeras pessoas convivendo em grupos. Porém, como viver nesses grupos, como agir perante aos outros membros? É a partir disso que surge a questão da ética.

A ética esta relacionada a um conjunto de normas e princípios estabelecidos por um grupo. É um pensamento sobre valores regentes de uma conduta humana. O objetivo do trabalho com o tema ética nas escolas é observar e despertar no aluno o raciocínio sobre a sua conduta e a conduta do outro no meio social. É levantar questões sobre  quais posicionamentos se deve ter perante determinadas situações, relacionamenar posturas atuais com as posturas de outras épocas,etc.
Partindo do pressuposto de que a sociedade que educa e transforma seus indivíduos, pode-se verificar que a escola tem grande participação na formação moral de seus alunos. Valores podem ser transmitidos através dos professores, dos livros didáticos, etc.Por conta disso o trabalho com a ética é de fundamental importância nas escolas.

PERGUNTA; E você sabe quais atitudes tomar perante o outro?
Era uma vez uma biblioteca repleta de livros interessantes. Em suas empoeiradas prateleiras, é possível notar a presença de autores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Joaquim Manuel de Marcedo,enfim, autores que dão água na boca só de imaginar. Num belo dia você se vê sozinho em meio aqueles livros que permanecerão intocáveis por toda eternidade. Ai vem à grande questão: roubá-los, ou deixá-los permanecendo tocados apenas pelas traças até o fim da sua existência?

Quais atitudes você tomaria diante dessa situação e por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário