domingo, 19 de dezembro de 2010

ORIENTAÇÃO SEXUAL.

A sexualidade é inerente ao ser humano desde seu nascimento. Além de seu potencial reprodutivo, está diretamente ligado a busca por prazer. Portanto a sexualidade deve ser tratada nas dimensões biológicas, psíquica e sócio-cultural.
Assim, nesse sentido, cabe a escola despertar no aluno o interesse em compreender a busca do prazer como algo saudável e necessário a sexualidade humana, valorizar o corpo cuidando em paralelo da sua saúde, evitando contrair ou transmitir doenças e  diante de violências sexuais percebidas hoje no mundo, sinalizar os alunos para a existência de proteção contra relacionamentos sexuais exploradores,etc.

PERGUNTA: O crescimento do índice de gravidez na adolescência e da disseminação de DST tem como elemento principal a falta de Orientação Sexual ou o assunto já é bem tratado no cotidiano?

O vídeo abaixo relata o descaso dos jovens em relação a sexualidade, o que enfatiza a importância do tratamendo do tema, orientação sexual nas escolas, já que, no ambiente familiar, esse tema, na maioria das vezes, não é tratado abertamente. 


5 comentários:

  1. Possivelmente, estes dois problemas estão associados à falta de orientação sexual, que na minha opinião, deveria ser tratada primeiramente pela família. Mas, como isso ainda é um grande tabu, fica então, mais uma "missão" para a escola cumprir: orientar as suas crianças e jovens sobre os prazeres e os desprazeres do sexo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uma das causas para o crescimento da gravidez na adolescência e a disseminação da dst é o apelo sexual presente na sociedade atual.

    Na mídia, não há um conteúdo que trate sobre a educação sexual. Pelo contrário, a mídia retrata em suas programações (telenovelas, filmes e outros.)um grande apelo sexual, sem nenhuma preucupação com a responsabilidade que todas e todos devem com esse assunto.

    Enquanto, isso há uma falsa idéia de "liberalização sexual". Pois, estamos em uma sociedade moderna não é verdade?

    Mas, a verdade é que a sexualidade ainda é um tabu, e ainda não é tratada adequadamente. Informações apenas, não é o bastante. É necessário promover meios de conscientização das jovens (o) envolvendo a mídia, os pais e a escola.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, Simone! Você disse tudo, pois também penso que o principal responsável pelo crescimento do número de jovens e crianças que começam a vida sexual precocemente, seja a mídia, que apenas induz estes, mas que no entanto, nada faz para sensibilizar quanto aos desprazeres que o sexo pode trazer, quando não pensado de forma consciente.
    Também penso que ainda haja uma grande resistência dentro dos lares na hora de falar de assunto, mesmo nos dias de hoje. Na minha casa ninguém nunca conversou comigo, a televisão foi quem sempre fez esse papel, porém de forma apelativa!
    Dessa forma, a escola é sim também responsável por discutir esse assunto. Acredito que estas precisam fazer um projeto que tragam os pais afim de incentivá-los a conversar com seus filhos de forma aberta. E não estou falando de distribuir preservativos, como geralmente acontece!
    Penso que esta seria a melhor solução para a prevenção de Dsts, gravidez precoce e demais problemas que tanto afetam e acabam na maioria das vezes com os sonhos de tantos jovens!

    ResponderExcluir
  5. A descoberta da sexualidade aconteçe naturalmente mesmo na infância, mas é inevitavél a reação do corpo na puberdade onde os hormônios estão sendo produzidos. Ainda no segundo grau vemos assuntos relacionados ao corpo humano, mas a curiosidade e a desinformações permaneçem nos adolecentes. Hoje a internete tem ajudado muito, por que é ambiente de pesquisa aberto a maioria dos adolescentes, mas a escola tem papel fundamental no auxilio das dúvidas.

    ResponderExcluir