domingo, 19 de dezembro de 2010

TEMAS TRANSVERSAIS

“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. ( Paulo Freire).
A realidade social vai muito além do que podemos encontrar nos conteúdos educacionais hoje. Daí a necessidade de se trabalhar com temas que embora estejam presentes nos currículos, não   estão sendo trabalhados de forma significativa nas escolas, para uma melhor interação social do aluno com o mundo. São os chamados temas transversais.
Porém, na formação dos nossos educadores não é incluída questões relacionadas à formação política, tampouco para a formação voltada para o tratamento de questões sociais.
Portanto, para trabalhar a transversalidade,é de fundamental importância qualificação pedagógica, e para isso necessário se faz um investimento na formação inicial dos professores, além da criação de programas de formação continuada, para um melhor trabalho pedagógico numa sociedade que exigi trabalhos diferenciados por conta das diversidades encontradas dentro do ambiente escolar e fora dele.
Propor que a escola trate de temas transversais, é sugerir que ela direcione o aluno a relacionar os temas trabalhados com o que ele vive dentro e fora da escola, é permitir que ele contextualize o aprendizado escolar com o que ele vivencia no seu cotidiano.
Ao falar de meio ambiente, por exemplo, o professor não precisa apenas tratar de geografia, mas também de meios que proporcione a conservação do mesmo, sobre o desenvolvimento sustentável, enfim, sobre assuntos que os alunos possam associar e praticar no seu dia-a-dia.
Iniciativas como essas permitem ao aluno o desenvolvimento do raciocínio crítico, a valorização da capacidade de questionar, problematizar e propor soluções, participar de trabalhos coletivos e desenvolver a autonomia, se tornando um agente da transformação social.
" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".
( Jean Piaget).

Um comentário:

  1. Muito pertinente o seu texto colega, compreendo que os temas transversais são elos de ligações entre as disciplinas, permitindo ao docente explorar novos caminhos para a sua práxis e cria-se também novas possibilidades para que os educandos contextualizem os temas abordados.

    ResponderExcluir